Resumo dos livros da Bíblia - Isaías (5)
Data
O profeta coloca que ele profetizou durante os reinados de “Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá” (1.1). O seu chamado para o ofício profético foi no ano que o rei Uzias morreu (Isaías 6.1), que foi em aproximadamente em 740 a.C.
Isaías menciona a morte do rei da Assíria, Senaqueribe, que aconteceu aproximadamente em 680 a.C. (Isaías 37.37-38). Assim, Isaías deve ter sobrevivido a Ezequias por alguns anos. A tradição diz que Isaías foi martirizado durante o reinado de Manassés, filho de Ezequias.
Possivelmente, Isaías tenha deixado o ofício de profeta ainda no reinado de Ezequias, mesmo que tenha sobrevivido até os dias de Manassés e pode até ter escrito muita coisa mesmo depois de deixar o ofício de profeta. Ele mesmo reconheceu que sua atividade profética teria terminado ainda nos dias de Ezequias e nesse caso isso fortaleceria a ideia de que o primeiro versículo do livro seria uma espécie de título nos padrões da época, uma pequena introdução talvez.
Da mesma forma, Isaías pode ter morrido sim nos dias de Ezequias e uma outra pessoa fez o registro, mas a tradição assume mesmo que ele deve ter sido martirizado nos dias de Manassés, que foi realmente muito cruel nesse aspecto e desfez muita coisa que seu pai tinha feito na questão religiosa, podendo ter perseguido os profetas dos dias de seu pai.
Muitos acreditam que a forma “serrados” citada em Hebreus 11.37 seria uma referência à morte de Isaías.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário