Resumo dos livros da Bíblia - Isaías (6)
Contexto Histórico
Isaias profetizou no período mais crucial da história de Judá e Israel. Ambos os reinos do Norte e do Sul haviam experimentado cerca de meio século de poder e prosperidade crescentes. Israel, governado por Jeroboão e outros seis reis de menor importância, experimentou a prostituição espiritual, rendendo-se ao culto pagão; Judá, sob Uzias, Jotão e Ezequias, manteve uma conformidade à ortodoxia apenas de forma exterior, mas, gradualmente, caiu num sério declínio moral e espiritual (Isaías 3.8-26).
Lugares secretos de culto pagãos eram tolerados; o rico oprimia o pobre; as mulheres negligenciavam suas famílias na busca do prazer carnal; muitos dos sacerdotes e profetas tornaram-se bêbados que queriam agradar os homens (Isaías 5.7-12,18-23; 22.12-14).
Embora estivesse para vir mais um avivamento a Judá sob o rei Josias (640-609 a.C.), estava claro para Isaías que a aliança registrada por Moisés em Deuteronômio 30.11-20 havia sido tão inteiramente violada, que o cativeiro e o julgamento eram inevitáveis para Judá, assim como o era para Israel.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário