Resumo dos livros da Bíblia - Jeremias (2)
Contexto histórico
Jeremias profetizou em Judá no final do século VII e início do século VI a.C., exatamente o período de declínio do Reino do Sul, marcado pelos reinados dos seus últimos monarcas. Falou sobre o avanço inevitável da Babilônia que culminou no exílio do povo judeu. Muitos não deram ouvidos, negavam e desacreditavam de sua profecia, até dizendo que seria diferente, mas o Senhor cumpriu o que falou através de seu servo.
Inicia seu ministério durante o reinado de Josias, um rei bom que adiou temporariamente o juízo de Deus prometido por conta do governo terrível de Manasses. O rei inicia uma reforma, a qual incluía a destruição dos lugares altos pagãos em Judá e Samaria. Entretanto, a reforma teve um efeito pouco duradouro sobre o povo.
Por volta de 609 a.C., Josias foi morto em Megido ao tentar impedir o Faraó Neco de ir contra o que restava da Assíria. Três filhos de Josias (Joacaz, Jeoaquim e Zedequias) e um neto (Joaquim) foram sucessores no trono. Jeremias observou a insensatez da linha de ação política/religiosa desses reis e alertou-os sobre os planos de Deus para Judá, mas nenhum deles deu atenção.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário