Resumo dos livros da Bíblia - Lamentações de Jeremias (3)
Contexto histórico
Como povo de Judá chegou a acreditar que era a única raça escolhida por Deus e entendiam, por isso, que poderiam sempre experimentar boas coisas. Deus tinha feito um concerto de bênçãos com eles, mas havia condições! Não era algo sem comprometimento. Era necessário algo por parte do povo para que a manifestação de bênção fosse real. Uma declarada desobediência significaria que os bons aspectos das bênçãos poderiam ser substituídos por castigo.
Os Livros de 2 Reis e 2 Crônicas descrevem o declínio moral do Reino de Judá, que deixa de lado as advertências proféticas. Isso conduziu o povo à derrota e ao cativeiro (ver Lamentações 2.17).
Quando o rei Zedequias se rebelou contra os babilônios, povo que sujeitou Judá, Nabucodonosor atacou Jerusalém (2 Reis 24.20). Enquanto ele estava sitiando a cidade, o povo que estava dentro da cidade estava faminto. Quando eles romperam o muro, Zedequias e os soldados tentaram fugir, sem sucesso (2 Reis 25.4-7).
Os poemas do livro de Lamentações parecem ter sido compostos durante, e algo após, o tempo que tudo isso estava acontecendo. Esses poemas se tornam especialmente penetrantes quando lembram as antigas bênçãos e forças de Judá e fazem o contraste com o caos e o sofrimento que seus pecados trouxeram. O povo escolhido e protegido tinha perdido tudo e estava numa situação de desesperança. Tudo que tinha importância para esse povo havia sido destruído.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário