Contexto Histórico de Sofonias
Aproximadamente 100 anos antes da profecia de Sofonias, o Reino do Norte (Israel) havia sido derrotado pela Assíria. O povo havia sido levado cativo, e a terra havia sido recolonizada por estrangeiros. Sob o reinado de Manassés e do rei Amom, pai do rei Josias, tributos haviam sido pagos para se evitar que a Assíria invadisse o Reino do Sul.
A aliança com a Assíria não somente afetou a Judá politicamente, mas também nas práticas religiosas, sociais e de comportamento, já que a Assíria impôs suas tendências nesses aspectos em Judá. Proteção oficial foi dada em Judá para as artes mágicas, adivinhadores e encantadores.
A religião astral se tornou tão popular, que o rei Manassés construiu altares para adoração do sol, lua, estrelas, signos do zodíaco e todos os astros do céu, à entrada da Casa do Senhor (ver 2 Reis 23.11). A adoração da deusa–mãe da Assíria se tornou uma prática que envolvia todos os membros das famílias de Judá (Jeremias 7.18).
Todavia, à medida que o jovem Josias foi tomando conta das rédeas do governo, a ameaça assíria foi diminuindo. O golpe final ao seu poder veio com uma revolta de uma Babilônia em ascensão, que resultou, finalmente, na destruição de Nínive.
Esse é contexto em que Sofonias é chamado como profeta!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário