Resumo dos livros da Bíblia - Jeremias e Lamentações de Jeremias (6)
Como Moisés, Jeremias argumenta com o Senhor sobre sua capacidade de desempenhar seu chamado (Jeremias 1.6). Até mesmo Salomão parece fazer algo nessa direção, o que pode indicar o desejo de que o Senhor esteja agindo soberanamente. Não apenas um reconhecimento de sua incapacidade, mas se o Senhor estava chamando, era de se esperar que Ele mesmo desse a devida capacitação. E diante da realidade que se entende incapacitado, só com a ação do Senhor o trabalho poderá ser desempenhado. Isso confirmaria o chamado!
Após a morte de Josias, Jeoacaz foi colocado no trono de Judá. Mas seu reinado durou apenas três meses. Foi deposto pelo Faraó Neco que escolheu Jeoaquim e Jeremias foi levantado para falar contra esse líder (Jeremias 7.1 - 8.3) e até mesmo para profetizar sobre a morte de Jeoaquim (Jeremias 22.18-19). Joaquim, seu filho, assumiu o trono em seu lugar, mas governou por pouco tempo e logo foi levado para a Babilônia, que agora escolhia o líder da nação e em seu lugar Nabucodonosor colocou Zedequias.
Isso mostra que nessa época o Egito e a Babilônia estavam disputando o controle daquela região, alternando quem comandava. Jeremias profetizou acerca da vitória de Babilônia e mesmo assim havia quem "apostasse" no Egito.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário