Pensando sobre as duas cartas
Na primeira carta, Pedro se preocupa com os irmãos que estão sofrendo perseguição e busca animar as pessoas para enfrentar esse momento, mantendo a fidelidade ao Senhor. Na segunda, Pedro escreve com o direcionamento de ajudar aqueles cristãos a combater os falsos ensinos e as heresias que se espalhavam na Igreja.
Pedro se preocupa com a exortação focada no convite para que os irmãos vivessem de maneira santa, digna do Evangelho de Jesus Cristo, testemunhando e pregando, preocuopados em seguir as orientações do Senhor.
Da mesma forma que vemos Pedro preocupado com as orientações contra as heresias, Paulo o fez em muitas de suas cartas. Estava claro que havia sim um mover que estava dentro das comunidades cristãs, que líderes pregavam e conseguiam convencer a muitos, mas que estava indo contra o ensinamento de Jesus. Muitos devem ter interpretado com base nos ensinamentos, podiam até comprovar com base em textos, mas estavam levando a interpretação para o caminho errado. Precisamos tomar cuidado com essas coisas mesmo em nossos dias!
Sobre o sofrimento, Pedro deixa claro que quando sofremos nos tornamos participantes do sofrimento de Cristo. Logo, não seria o caso de ficar triste ou preocupado com o sofrimento, antes, devíamos nos alegrar quando fazemos a vontade do Senhor e somos perseguidos, pois assim somos Bem Aventurados! De qualquer forma, é importante lembrar que com base na eternidade, o sofrimento destes dias é verdadeiramente temporário. Por isso, vale a pena enfrentar as perseguições, mas conhecendo a verdade da mensagem, indo contra os que pregam coisas que não estão de acordo com o todo da Palavra do Senhor!
Na próxima semana, teremos o esboço de 1 Pedro, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário