Sobre 2 Pedro
Enquanto 1 Pedro estimula os cristãos a encararem a oposição do mundo, 2 Pedro adverte os cristãos contra os falsos mestres dentro de sua comunhão que os levaria a apostasia. A fidelidade à doutrina apostólica é a principal preocupação (2 Pedro 1.12-16; 3.1-2,15-16). Os mestres heréticos aparecerão (2 Pedro 2.1-2) e, na verdade, já estariam em cena (2 Pedro 2.12-22). Eles negam o Senhor, exibem um estilo de vida sensual e estão destinados à destruição, até ridicularizam a ideia da volta do Senhor. Essas características que podemos ver em nossos dias, se enquadram naqueles dias na heresia gnóstica, que se desenvolveu mais completamente no século II, mas cujas raízes foram fixadas no século I.
Pedro evidentemente tem uma comunidade especifica em mente (2 Pedro 3.15), e se essa comunidade for a mesma referida em 1 Pedro 3.1, então esta carta era direcionada aos cristãos em algum lugar da Ásia Menor.
A carta começa com o tema de cultivar a maturidade cristã (2 Pedro 1.2-11; 3.14-18). O “conhecimento” em 2 Pedro é mais do que percepção intelectual. É uma experiência de Deus através Cristo que resulta em transformação moral (2 Pedro 1.2-3; 2.20). Esse é o verdadeiro conhecimento (gnosis) que combate a influência do pensamento gnóstico herético. A base para tal conhecimento está fundamentada nas Escrituras, chamadas de “profecia” (2 Pedro 1.19-21), e a doutrina apostólica (2 Pedro 3.1-2,15-16).
O capítulo 2 fornece uma descrição mais longa a respeito da advertência contra os falsos mestres. Aparentemente, em algum momento eles tinham “escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 2.20). Quer dizer: conheceram a verdade, mas se perderam depois disso.
O último capítulo enfatiza a segunda vinda de Cristo, objeto de ataque de zombadores, e explica porque essa esperança ainda não foi realizada. Também garante o cumprimento da promessa da volta do Senhor e ensina que sua expectativa deveria motivar os cristãos ao comportamento piedoso.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário