Resumo dos livros da Bíblia - Ezequiel (2)
A mensagem do profeta Ezequiel é a que contém mais elementos simbólicos entre todas as outras mensagens dos profetas escritores, mais até que Daniel. Também é possível perceber que a mensagem proclamada por ele era claramente representada por suas próprias experiências pessoais, por coisas que aconteciam com ele para representar o que o Senhor queria falar ao povo. Isso significa que Deus fez com que o profeta fosse um tipo de “sinal vivo” para o povo judeu. Como fez com Oseias e seu casamento, por exemplo.
No início do ministério do profeta Ezequiel sua mensagem não foi muito bem recebida (Ezequiel 3.5), o que nos mostra o quanto é difícil falar as coisas em nome do Senhor, pois as pessoas geralmente querem acreditar que outras coisas representam melhor o que poderia ser o desejo de Deus, quando é a vontade das próprias pessoas que elas esperam.
Com o passar do tempo, o profeta foi sendo identificado numa posição mais honrosa pelo que lemos em Ezequiel 8.1 ou 14.1, por exemplo, textos que mostram que o profeta era procurado! Ainda que a direção do povo fosse tentar ganhar algum favor do Senhor, tanto que o Senhor nem aceita ser consultado em favor deles, Ezequiel era visto como quem poderia conseguir esse favor!
A Bíblia não relata nada sobre a morte do profeta Ezequiel nem temos conhecimento de qualquer tradição que possa ser citada. Apesar de não ser mencionado nominalmente em outros livros do Antigo Testamento, nem mesmo no Novo Testamento, sua profecia é conhecida e citada. Principalmente muito de suas visões claramente servem de base para o livro do Apocalipse ou são confirmadas nas visões que o Senhor deu para João.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário