Resumo dos livros da Bíblia - Daniel
O nome Daniel tem origem no hebraico e é formado pela junção dos elementos dan, que significa literalmente “aquele que julga, juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”. Assim Daniel significa “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.
Na parte histórica, o livro fala sobre um jovem que é levado à força para acabar integrando a equipe diplomática durante o Exílio Babilônico. Daniel, abençoado por Deus, mostra aptidão e se destaca junto com outros amigos.
Da mesma forma que o livro do profeta Ezequiel, o livro de Daniel também faz parte da literatura apocalíptica, já que utiliza-se de visões misteriosas para transmitir a mensagem divina.
Na Bíblia Hebraica, ele nem faz parte dos livros dos profetas! Figura entre os "Escritos", como Esdras e Neemias.
Nabucodonosor começou a levar os israelitas cativos aproximadamente em 605 a.C. Ele sobe até Jerusalém pelo menos três vezes, sempre levou alguém ou alguma coisa, a queda do muro e do Templo acontecem na última vez. O sonho interpretado por Daniel aconteceu perto de 600 a.C. E Daniel segue com importância entre os Babilônicos até o primeiro ano do rei Ciro (Daniel 1.21 - aproximadamente 538 a.C.). Ainda recebeu uma revelação no terceiro ano do governo de Ciro (Daniel 10.1).
Podemos destacar na parte histórica do livro muitos milagres, tais como o livramento de amigos de Daniel da fornalha de fogo ardente (capítulo 3), a mão que escreveu na parede no banquete de Belsazar (capítulo 5) e, acredito, a história mais conhecida do livro: o livramento de Daniel na cova dos leões (capítulo 6).
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário