Biografia - Novo Testamento - João, o Batista - 2
João, o Batista, chamado pelo Senhor, passou a circular pela região do Rio Jordão, pregando a necessidade de arrependimento para a remissão de pecados confirmado através do batismo (Lucas 3.3). O evangelista ainda reconhece que esse ministério confirma o seu chamado como "Elias". Como o Antigo Testamento não fala da morte de Elias, acreditava-se que a profecia seria literal e Elias voltaria mesmo. Jesus deixou claro que o cumprimento da profecia "voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas", registrada em Isaías 40.3, era o ministério de João.
Seu ministério chamava a atenção e muitos iam ter com ele, tanto para ouvir, como para questionar, e muitos para o batismo. Não temos como saber se todos que aceitaram receber o batismo estavam genuinamente arrependidos, mas João pregava anunciando essa necessidade! Nós não temos como sondar os corações das pessoas, quando muito podemos ver os frutos nas falas e nas atitudes, sabendo que a boca fala do que o coração está cheio (Mateus 12.34).
Sua mensagem era dura. Não sei como seria recebida em nossos dias onde só se espera a bênção, a confirmação dos desejos e essas coisas. Naqueles dias já foi complicado, muitas pessoas não aceitaram! Mas como é hoje, naqueles dias era necessário fazer esse anúncio. Muitas vezes o pregador ou profeta não é aceito em sua mensagem, as pessoas não gostam quando o que é falado não confirma seus desejos. Era assim no Antigo Testamento, foi assim com Jesus, com João, o Batista, e corremos o mesmo risco em nossos dias. Mas não devemos deixar de anunciar o que o Senhor nos revela de fato!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário