Biografia - Novo Testamento - João, o Batista - 3
João, o Batista, se posicionou, sim, de forma muito radical contra as normas judaicas que estavam vigentes com base na interpretação literal da Lei ou por mera repetição do que se fazia. Da mesma forma, João falou contra os fariseus e os líderes religiosos dos seus dias que estavam indo contra a Vontade do Senhor mesmo dizendo que faziam essa vontade e cobravam que outras pessoas fizessem. Chamava de “raça de víboras” os que diziam fazer o certo, mas no fim não faziam. Muitas vezes as pessoas acham que estão fazendo o certo, mas no fim estão se afastando da vontade do Senhor e nem notam!
Por isso a mensagem de João apontava para mais que apenas cobrar dos outros e essa mera aparência de que estava fazendo o certo: era necessário um novo começo que apontasse para um arrependimento genuíno, confirmando o testemunho com o batismo. A água não tinha "poderes mágicos", apenas mostrava o compromisso que deveria existir no coração. O mero ato não resolvia nada. Tinha que ser de coração mesmo!
Muitos procuravam o batismo. Acredito que a maioria ia querendo mudar as coisas, viver de forma diferente. Mas havia, sim, os que procuravam com "outras intenções". Não devemos nos preocupar com falar apenas para convertidos, todas as pessoas precisam ouvir. É claro que precisamos deixar claro que a mudança precisa acontecer, mas todas as pessoas devem poder ouvir. Se João falava até para a "raça de víboras", quer dizer que todas as pessoas precisam ouvir!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário