Resumo dos livros da Bíblia - Daniel (10)
O livro de Daniel aborda do começo ao fim a soberania do Senhor sobre as nações. Esta soberania se manifesta de forma tanto espiritual como política. Daniel e seus amigos são vítimas de uma crescente desaprovação da fé que mantinham e, mesmo assim, a cada ação realizada com sabedoria no aspecto político ou a cada livramento sobrenatural do Senhor, eles são mais destacados para o desempenho de tarefas junto ao soberano político.
As visões de Daniel destacam a soberania de Deus sobre as nações até mesmo no aspecto político! Dessa forma, os judeus exilados podiam ter suas esperanças renovadas.
Mas esse "renovo da esperança" já apontava para o estabelecimento do Reino de Deus de forma definitiva quando o cativeiro acabasse. Nesse aspecto, o livro de Daniel corrige esse entendimento e deixa claro que apesar do retorno acontecer, isso não pode ser confundido com o estabelecimento do Reino de Deus.
Profeticamente, depois desse retorno, ainda haveria mais "setenta semanas de anos" até que o Reino de Deus fosse definitivamente estabelecido! E o entendimento desse ponto é crucial para a devida informação a respeito das visões apocalípticas do livro de Daniel.
Há uma mistura entre o terreno, o que o Senhor realiza nestes dias, e o espiritual, o que se espera para "a eternidade". O que mostra a preocupação do Senhor em deixar claro através desse profeta que Ele age tanto nos dias presentes como prepara algo para o futuro com Ele!
Portanto, o livro de Daniel deve ser encarado como um calendário que marca eventos do fim dos tempos na visão apocalíptica, mas que também revela uma mensagem de livramento para os dias seguintes ao seu texto. Logo, sua mensagem principal é que podemos ter certeza do cumprimento da promessa de Deus, o soberano que governa a história do mundo nos dias presentes e que nos chama a esperar pelo estabelecimento definitivo de Seu Reino!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário