Resumo dos livros da Bíblia - Daniel (7)
Situando Daniel
Depois do chamado de Abraão e o tempo no Egito, Moisés e Josué, a tomada da Terra Prometida, surge uma espécie de Teocracia no período dos juízes. Esse tempo durou por volta de trezentos anos, quando Israel oscilou entre pecado, juízo, arrependimento e restauração. Ainda no livro de Juízes já temos uma crítica ao modelo Monárquico (Juízes 9.7-21 - o Apólogo de Jotão), mas esse modelo acabou sendo adotado em Israel.
Aproximadamente cento e vinte anos de Reino Unido sob Saul, Davi e Salomão. Com a morte de Salomão em aproximadamente 931 a.C., já sob o governo de seu filho Roboão, o reino se dividiu em dois: reino do Norte e Reino do Sul. O Reino do Norte, formado por dez tribos, teve dezenove reis, com 8 dinastias diferentes e nenhum rei piedoso. Por causa de sua obstinação e desobediência, foram levados cativos aproximadamente em 722 a.C., pela Assíria.
O Reino do Sul, formado pelas tribos de Judá e Benjamim, seguia com a dinastia davídica. Esse reino teve vinte reis, e experimentou altos e baixos, momentos de glória e tempos de calamidade, reis piedosos e reis perversos. Esse reino alternou momentos de volta para Deus e momentos de rebeldia, comuns no tempo dos Juízes.
Mas, por fim, o povo abandonou a Deus e não quis ouvir sua Palavra. Então, Deus enviou seu juízo sobre a nação: os Caldeus vieram contra eles, e Deus os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia.
O povo de Judá foi arrancado da cidade santa, e o templo destruído. O cerco trouxe morte e desespero. Podemos imaginar as maiores atrocidades: as crianças morriam de fome, os velhos eram pisados, e as jovens forçadas. Isso trouxe dor e lágrimas ao jovem profeta Jeremias, e até por isso, de tanto "apresentar seus lamentos", ele acaba conhecido como o "profeta chorão"! Mas ele viu muita coisa ruim mesmo! Não "chorava" sem razão...
Esse é contexto em que Daniel, ainda jovem, é levado para a Babilônia e como começa a história do livro!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário