Resumo dos livros da Bíblia - Daniel (11)
Para terminar essa parte sobre Daniel, vamos voltar ao começo do livro: Toda pressão e toda opressão do Exílio estavam presentes. Não se podia simplesmente ir contra, mas era necessário "testar" limites! Muitas vezes, apenas aceitamos o que nos é imposto com a "desculpa" que "recebemos ordens", mas nem tudo deve ser obedecido cegamente. Se houver pontos inegociáveis, não podemos abrir mão! E devemos, sim, testar os "limites" das ordens, para que não estejamos obedecendo e fazendo coisas completamente erradas. Mesmo que seja para sofrer punição por "testar esses limites". O Senhor estará conosco se buscarmos Sua vontade!
O primeiro "teste" de limites foi no que comer e beber. Daniel e seus amigos não queriam nem vinho nem das iguarias que estavam na mesa do rei. Queriam uma dieta diferente. Talvez aqui entre um aspecto da Lei: havia alguns tipos de carne que o judeu não podia comer, mas isso poderia estar "misturado" na mesa do rei com o que eles poderiam comer. Não se trata, necessariamente, como tentam interpretar alguns, de uma opção por ser vegetariano ou vegano, mas apenas uma preocupação de, no meio do que podia, comer o que não podia de acordo com a Lei!
Para evitar algo misturado no meio, eles preferiram abrir mão completamente das carnes! Isso não quer dizer que se eles pudessem controlar que carnes comer, seguiriam comendo apenas legumes. Ou nem mesmo a Páscoa eles iriam comemorar, já que tinha o cordeiro! E na parte das visões, Daniel cita que por um tempo deixou de comer carne naqueles dias, o que quer dizer que ele comia (Daniel 10.3).
O Senhor permitiu que o pedido fosse atendido e mais: a saúde não foi abalada, antes estavam até melhor que aqueles que comiam do que vinha da mesa do rei!
Terminamos na próxima semana, com o esboço do livro de Daniel, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário