Resumo dos livros da Bíblia - Oseias (4)
O livro como um todo trata de um povo que tinha necessidade de ouvir sobre o amor de Deus, de um Deus que queria falar com eles e da maneira única que Deus escolheu para demonstrar seu amor a seu povo. O povo pensava que o amor poderia ser comprado ("...mercou Efraim amores", 8.9), que o amor era uma busca de uma autogratificação ("Irei atrás de meus namorados, que me dão..." 2.5) e que amando objetos sem calor, pudesse conseguir benefícios positivos ("... Se tornaram abomináveis como aquilo que amaram", 9.10). Deus quis que Israel conhecesse seu amor, um povo que buscou objetos sem valor ("Quando Israel era menino, eu o amei..." 11.1), foi guiado com uma meiga disciplina ("cordas de amor", 11.4) e que persistiu, apesar de o povo resistir ("Como te deixaria?", 11.8).
O problema era como levar a mensagem desse Deus de amor a um povo que não estava inclinado a dar ouvidos e, provavelmente, não iria entender. A solução de Deus era deixar o profeta ser seu próprio sermão, apresentar a mensagem através da vida, do testemunho.
Oseias se casa com uma mulher impura ("mulher de prostituições", 1.2), a ama inteiramente, e dela tem filhos (1.3), e vai atrás dela quando ela o abandona, e a traz de volta ("Vai outra vez, ama uma mulher", 3.1). Em resumo, Oseias tinha de mostrar seu próprio amor a Gômer, o tipo de amor que Deus tinha por Israel, um povo que adulterava em prostituição tanto física como espiritual.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário