Resumo dos livros da Bíblia - Isaías (11)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A mensagem do profeta Isaías apresenta tanto repreensões e anúncios de maldições pela infidelidade do povo, como conforto e esperança pela restauração futura. O profeta Isaías pregou sobre a importância da fidelidade ao Senhor, o resultado de se deixar isso de lado e a bênção por seguir!

Muitos julgamentos profetizados por Isaías foram cumpridos no ministério de Jesus, que é apresentado pelo profeta como “o Servo” que traria justiça as nações, estabeleceria novamente a aliança, iluminaria os gentios (no sentido de prover salvação a eles) e que expiaria o pecado do povo. Fica como sugestão para ler sobre essas coisas os textos de Isaías 42.1-7; 49.1-7; 52.13 até 53.12.

Apenas para registro, apesar de não termos informações sobre a morte de Isaías, a tradição define que ele foi "cortado ao meio". Geralmente se assume que Isaías morreu durante o reinado do rei Manasses, apesar desse não ter sido citado no início do livro. O que se entende é que no tempo de Manasses, Isaías já não desempenhava mais o trabalho profético com reconhecimento social. Independente de ser no reinado de Manasses, a tradição de ter sido "cortado ao meio" é fortalecida pelo escritor do livro de Hebreus, que pode ter mencionado a forma como se acreditava que tinha sido sua morte, mesmo sem citá-lo na "galeria dos heróis da fé" (Hebreus 11.37).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos casados

Liderança e exemplo

Resumo dos livros da Bíblia - Oseias (2)