Data do livro
O Livro de Josué cobre cerca de vinte anos da história de Israel, a maior parte sob a liderança de Josué, assistente e sucessor de Moisés. Digo "a maior parte" porque há textos que se repetem no livro de Juízes e que relatam eventos que podem ter acontecido até mesmo depois da morte de Josué.
A data comumente aceita da morte de Josué é por volta de 1375 a. C., o que nos faz pensar que o livro engloba a história de Israel entre 1400 a. C. e 1375 a. C.
É provável que o livro tenha tido a escrituração final pouco tempo depois disso. É claro que no esforço literário do tempo dos Reis Davi e Salomão ou ainda com Ezequias algo pode ter sido acertado no livro.
Mas Josué é (como o Deuteronômio e o Levítico) um livro que pouco deve ter sido mexido naquele esforço literário, deixando a possibilidade de muita coisa dita ou escrita por Josué já ter dado forma ao livro e alguém pode ter terminado logo depois de sua morte, que é relatada no livro, mostrando que alguém colocou o ponto final apenas depois desse evento.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário