Biografia - Novo Testamento - João, o Batista - 1
Já comentamos a respeito do nascimento de João, o Batista, nas mensagens sobre seus pais, Zacarias e Isabel. Nas mensagens por aqui, não vou repetir a respeito disso, mas quando fizermos as páginas para o Compartilhando Na Web, permitindo o Senhor, aí sim iremos começar falando sobre isso.
Vale um comentário sobre a razão de eu escrever preferencialmente "João, o Batista": "Batista" não era o "sobrenome" dele. Ele foi reconhecido assim por conta da sua atividade durante o ministério que exerceu como "Elias". Assim, prefiro destacar o nome João com a sua atividade dessa forma: "João, o Batista". Claro que posso escrever ou até falar quando for o caso apenas "João Batista", mas aí não precisaria explicar nada, pois a maioria faz isso. O que carece de explicação é essa forma diferente que alguns usam também, mas não é a mais comum.
Segundo a Bíblia, ele cresceu nos desertos (Lucas 1.80), muito provavelmente na região da Judeia. Aproximadamente em 26 d.C., pela descrição dos nomes apresentada em Lucas 3.1-2, João recebeu o chamado para exercer seu ministério. Por conta de sua forma de agir e por ter estado nos desertos como revela a Bíblia, alguns estudiosos acreditam que João teve influência dos Essênios em sua formação, mas trata-se apenas de possibilidade que alguns apresentam e que há os que estudam os Essênios por conta dos Manuscritos do Mar Morto e desacreditam dessa possibilidade. Ele pode ou não ter recebido essa influência, mas sempre terá sido com a direção do Senhor.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário