Biografia - Novo Testamento - José
A tradição tem muitas informações a respeito de José, numa tentativa de legitimar interpretações, mas prefiro seguir o que nos revela a Bíblia. Seu nome significa "o que acrescenta" ou "Deus acrescenta". Assumiu a responsabilidade como pai de Jesus e era reconhecido socialmente dessa forma.
Quando soube da gravidez de Maria, pensa em deixá-la secretamente. Nada se fala sobre como seria isso, mas imagino que ele "iria embora", deixaria o que tinha e recomeçaria longe dali. Uma atitude mais parecida com uma pessoa mais jovem, que teria pouco para deixar e recomeçaria mais facilmente. A tradição sempre define que ele seria mais velho, e que os irmãos de Jesus seriam filhos de outro casamento, para "explicar" o entendimento que Maria permaneceu virgem a vida toda, mas Bíblia diz que José não conheceu Maria antes do nascimento de Jesus. Se nunca tivesse "conhecido", o texto Bíblico teria outra construção. Apenas como registro, outra tradição dá conta que os irmãos de Jesus seriam seus primos, mas igualmente tenta apenas dar razão para algo que a Bíblia não revela, é mera explicação posterior.
Uma pessoa mais velha poderia resolver as coisas de outra forma. Por isso, entendo que Ele não seria necessariamente tão mais velho que Maria. Poderia ser, mas não é definitivo. Mesmo o fato dele "sumir" da história mais cedo (ele aparece até Jesus completar 12 anos) não indica isso, porque pessoas mais novas podem morrer igualmente!
Poderia ser carpinteiro, e mexer apenas com madeira, mas é mais provável que fosse um construtor daqueles dias e mexesse com madeira e outras coisas.
Recebeu a revelação do anjo em sonho que poderia seguir com seu compromisso com Maria e assumiu isso de forma responsável. Nos mostra a importância de abrir mão de nossos próprios entendimentos para seguirmos a orientação do Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário