Biografia - Novo Testamento - Apóstolo André
André era irmão de Cefas, no caso, de Pedro. Há uma tradição que sugere que seu nome poderia ser outro e como seu irmão, foi chamado de André, mas acredito que se fosse assim, o texto Bíblico faria o devido registro como foi com Pedro. O nome do pai é Jonas (Mateus 16.17 - Barjonas significa "filho de Jonas") ou João (João 1.42) - depende da tradução.
André também trabalhava como pescador e foi discípulo de João, o Batista, antes de seguir a Jesus (João 1.35-40). Deixou as redes junto com Pedro para acompanhar a Jesus.
João 6.8-9 mostra André dando a informação sobre quantos pães e peixes o garoto tinha antes da multiplicação de pães e peixes que conhecemos.
A tradição acredita que ele não seguiria com o irmão e os filhos de Zebedeu sempre porque ou seria mais jovem ou teria sido designado líder entre os demais apóstolos na ausência de Jesus. Mas são sempre conjecturas sem confirmação.
Na Bíblia mesmo ele aparece no episódio que os gregos queriam falar com Jesus (João 12.20-22) e está entre os demais citados em alguns textos de Atos dos Apóstolos. Em tradições fora da Bíblia, há algumas que remontam até Orígenes, um "pai da Igreja" entre os séculos II e III. Assim, é uma tradição antiga e ligaria André com a pregação na atual Rússia e Ásia Menor. Sua morte teria sido na cruz, mas em forma de X, algo sem tanta confirmação como outras possibilidades.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário