Data do livro de Sofonias
Sofonias descreve o período de tempo geral do seu escrito como sendo “nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” (1.1), cerca de 640 a 609 a. C. O auge da reforma de Josias foi próximo de 620 a. C.. Visto que a queda de Nínive, em 612 a. C., ainda não havia acontecido (2.13-15), a maioria dos estudiosos estabelece a data dos escritos desse profeta entre 630 e 615 a. C.
Como já citamos em outra mensagem, mas vale registrar mais uma vez neste momento, não temos exatamente informações a respeito da duração do ministério profético de Sofonias. O que se sabe é que ele profetizou durante o século VII a.C. durante o reinado do rei Josias. Ainda que o texto tenha tomado forma depois, o assunto registrado no livro teria acontecido nesse tempo!
A linha histórica define que Josias reinou aproximadamente entre 640 e 609 a. C. e Sofonias mesmo define que foi nos seus dias que falou sua profecia (Sofonias 1.1). E durante o seu reinado acontece uma reforma religiosa da Nação. Isso explicaria Sofonias falar em "o resto de Baal" (Sofonias 1.4), pois já teria iniciado esse processo de reforma religiosa, ainda que não terminado.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário