Data e autoria das cartas de Pedro

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Não há evidências de que a autoria de Pedro para a primeira carta tenha alguma vez sido desafiada na igreja primitiva. Em 2 Pedro há textos que indicam a autoria de Pedro: o autor se identifica como Simão Pedro (1.1); ele alega ter estado com Cristo no monte da transfiguração (1.16-18); ele tinha escrito uma carta anterior às pessoas a quem 2 Pedro é dirigida (3.1); e ele usa várias palavras e frases semelhantes às encontradas em 1 Pedro. Esses fatores apontam Pedro como o autor genuíno das duas cartas.

Pedro se dirige aos cristãos que vivem em várias partes da Ásia Menor, os quais estão sofrendo rejeição no mundo devido à sua obediência a Cristo (1 Pedro 4.1-4, 12-16). Ele, portanto, relembra-os de que têm uma herança celeste (1 Pedro 1.3-5). Soube das tentações deles e refere-se a eles como “estrangeiros dispersos” (1 Pedro 1.1). Eles são, em sua maioria gentios convertidos. Sua antiga vida era de obscenidades, bebedeira e idolatria (1 Pedro 4.3). Os compatriotas deles estão surpresos por eles agora viverem de maneira diferente (1 Pedro 4.4). Embora sofrer seja a “ardente prova” (1 Pedro 4.12), aparentemente não há a vinculação do martírio. Além do mais, a perseguição neste momento histórico ainda é normalmente a exceção (1 Pedro 3.13,14; 4.16).

Em 2 Pedro vemos as instruções e exortação do apóstolo à medida que ele se aproxima do final de sua vida (2 Pedro 1.1,12-15). De acordo com a antiga tradição da igreja, Pedro foi martirizado em Roma durante o governo de Nero. Se a tradição é confiável, então sua morte ocorreu antes de 68 d.C., quando Nero morreu.

Para a primeira carta, acredita-se que o início dos anos 60 d. C. seja uma boa estimativa e para a segunda carta, entre a perseguição depois do incêndio em Roma e o ano da morte de Nero, perto de 68 d. C. . Assim, as duas cartas devem mesmo ter como data anos entre 60 e 68!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos casados

Liderança e exemplo

Resumo dos livros da Bíblia - Oseias (2)