Resumo dos livros da Bíblia - Jeremias e Lamentações de Jeremias

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A parte introdutória a respeito de Jeremias será a mesma que a respeito de Lamentações de Jeremias. Por isso estamos unindo os dois livros no título. Mas como fizemos com os livros de Samuel, Reis e Crônicas, quando chegar o momento de falar apenas sobre um dos livros, iremos ter apenas esse livro no título, só que vamos manter a sequência numérica até terminar as mensagens a respeito desses dois livros.

Jeremias significa “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”. A vida pessoal desse profeta é mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do AT porque ele nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações.

Vale o registro: o significado do nome do pai do profeta Jeremias, Hilquias, em hebraico é “o Senhor é a minha porção”. Isso mostra que muito provavelmente a família de Jeremias era fiel ao Senhor mesmo durante as terríveis práticas idólatras durante o reinado de Manassés.

O profeta Jeremias convocou o povo ao arrependimento, a fim de evitar o julgamento divino. Mas isso não foi possível e o exílio se tornou real. Apesar de muitos esperarem ajuda do Egito ou negarem a possibilidade de Babilônia dominar, acreditando que Jeremias estava enganado e que a vontade do Senhor seria outra, ele mostrou, através de sua mensagem, que Judá mereceu o cativeiro por causa dos graves pecados que o povo persistiu em cometer. Principalmente a idolatria.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos casados

Liderança e exemplo

Resumo dos livros da Bíblia - Oseias (2)