Um pouco sobre Pedro - 2
O Evangelho de João nos mostra o primeiro contato entre Jesus e Pedro. Teria acontecido com a participação do irmão dele, o apóstolo André (João 1.41-42). De acordo com a cronologia apresentada em João, esse encontro teria ocorrido antes mesmo do início do ministério público de Jesus. Alguns acreditam que os irmãos apóstolos seguiram no oficio da pescaria até o convite para deixar as redes registrado, por exemplo, em Marcos 1.16-17, mas o que podemos ter é apenas uma forma diferente de apresentar o mesmo evento e esse encontro relatado em João seria o mesmo de Marcos!
Pedro teria sido um dos primeiros discípulos a ser chamado, considerando a apresentação dos Evangelhos, e também era um dos três que sempre estavam mais próximos de Jesus, junto João e Tiago, que teriam sido os que mais eventos acompanharam durante o ministério de Jesus.
Muito se fala a respeito do temperamento explosivo de Pedro, que estava pronto para cortar a orelha de um dos que estavam prestes a prender Jesus (João 18.10-11) e, logo em seguida, ter sido capaz de negar a Jesus por 3 vezes (18.15-18 e 25.27). Entendo que esse seria seu temperamento antes do Pentecostes e que depois ele foi tratado pelo Senhor. Logo, não serve como desculpa para alguém ser mais explosivo, antes serve como exemplo de como o Espírito Santo pode tratar as pessoas e que é sim possível mudar!
Aliás, Pedro seria um grande exemplo para entendermos a realidade da ressurreição de Jesus. Dias antes, estava negando ao Senhor, se escondeu, até pensou em voltar aos antigos afazeres. Mas em poucos tempo (perto de 50 dias), esse Pedro mudou completamente e estava pronto até a morrer pelo Senhor. Algo aconteceu e não pode ser uma simples mentira que ele mesmo teria ajudado a organizar! Pedro encontrou com Jesus ressurreto!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário