Resumo dos livros da Bíblia - Jeremias e Lamentações de Jeremias (5)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O profeta Jeremias foi contemporâneo, pelo menos durante algum tempo, do profeta Sofonias, do profeta Naum, da profetisa Hulda, do profeta Ezequiel e do profeta Daniel (quando este ainda era jovem).

Jeremias nasceu na cidade de Anatote, no território de Benjamim. Acredita-se que por volta de 650 a.C., já no final do reinado do rei Manassés, de Judá. Anatote era uma cidade de levitas que, acredita-se, ficava aproximadamente a três quilômetros de distância de Jerusalém (Josué 21.17-18).

Jeremias era de linhagem sacerdotal, além de ser um profeta. Viveu num dos períodos mais conturbados da história do Oriente Antigo. Quando Jeremias nasceu, Israel, o Reino do Norte com capital em Samaria, já havia caído diante do Império Assírio e durante sua vida, o exílio babilônico começa, atingindo o Reino do Sul, Judá. Ainda durante sua infância acompanhou os reinados de Manassés e Amom, que foram caracterizados pela apostasia e idolatria (2 Reis 21). E o cenário internacional não era tão simples, com muitas batalhas.

Jeremias foi chamado pelo Senhor como profeta no décimo terceiro ano do reinado de Josias (Jeremias 1.2). Talvez o texto de seu chamado rivalize com Isaías 6 e seja tão conhecido quanto:

Antes que te formasse no ventre te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta (Jeremias 1.5).

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andar segundo a vontade do Senhor!

Aos casados

Liderança e exemplo