Comentário Devocional do Livro de Neemias (9.1-37)
Vale a pena ler de novo
Mensagem enviada em 06/11/2017
Leia Neemias 9.1-37
O texto mostra o reconhecimento do Senhor, de algumas atitudes Dele, como o Senhor ainda tolerou algumas coisas, mesmo diante do erro do povo. A confissão vai mesmo nessa direção. Afinal para reconhecermos nosso erro, temos que ter um padrão que esteja fora do erro. Esse padrão nos dá o exemplo correto a ser seguido. E a Palavra nos mostra a vontade de Deus, a Sua forma de agir e o que Ele quer de nós. Esse é o padrão a ser seguido: obedecer a vontade de Deus.
Ao nos depararmos com esse padrão, se estamos fora dele em algum aspecto de nossa vida, somos impactados e chamados a viver de forma correta. O erro deve ser entendido como algo a ser abandonado e o padrão da vontade de Deus deve ser perseguido. Ao declarar a ação do Senhor, o povo reconhece que Deus agiu e que tem como agir de novo. E vai além: mostra que pode se aproximar de Deus, com arrependimento, com desejo de mudança, para viver essa vontade de Deus. Não será possível fazer isso sem conhecimento da Palavra e sem a entrega ao Senhor, para deixar o Espírito Santo nos dirigir e ministrar.
Conheça a vontade do Senhor. Busque ajuda de outras pessoas comprometidas com o Evangelho. Só não confie cegamente nas pessoas, pois como seres humanos, estamos sujeitos a falhas. Não quer dizer que as pessoas falham deliberadamente e que vão falhar sempre. Apenas mescle a busca de ajuda com sua busca pessoal, para aprofundar seu conhecimento. Não fique apenas buscando em discursos de outros, ou até em atitudes de outras pessoas, mas mescle isso com a sua confrontação diante da Palavra, com seu estudo pessoal, seu momento devocional, envolvendo leitura da Palavra, Jejum e Oração. Nem apenas busque sozinho, como não faça só o que os outros dizem ou porque os outros fazem! Mescle essas atitudes e você poderá ter cada vez mais profundidade com o Senhor. Além disso, ao notar algo errado, ajude outra pessoa a rever sua forma de pensar e agir, mas não sem rever a sua. Primeiro, mude em sua vida e depois, chame outros ao entendimento. Reconhecer a vontade do Senhor, observar o próprio erro, confessar e buscar o caminho certo é o chamado do Senhor para cada um de nós, pois ao deixarmos o erro, vamos buscar a vontade do Senhor para nosso viver, e essa vontade é sempre a melhor. Conhecer a vontade de Deus nos ajuda a entender interpretações e caminhos errados, e nos ajuda a termos forças e entendimento para deixarmos esse caminho, para vivermos de acordo com a vontade do Senhor.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário