Biografia - Novo Testamento - Zacarias - 2
Confirmando a palavra de Gabriel, Isabel concebeu, tendo então se ocultado das vistas das pessoas por um tempo. Talvez temesse um aborto, ou alguma observação "engraçadinha", porque as pessoas podem ser bem cruéis em certas situações. Não temos a razão, apenas podemos imaginar possibilidades. Mas estamos adiantando sobre Isabel, ainda vamos comentar sobre ela! Apenas precisava desse "gancho" para a sequência, mas retomamos quando chegar a vez dela.
Zacarias seguia mudo. Não poderia dar muitos detalhes, a comunicação era mínima, pelo menos quando confirma que o nome do filho seria João, pois os presentes acham que não deveria ser (olha as pessoas dando palpite), ele o faz escrevendo. A ação da escrita existia, claro, mas não era tão comum como em nossos dias, nem mesmo todos faziam uso disso.
A reunião das pessoas aconteceu quando João completou 8 dias e era circuncidado, seguindo a Lei. Queriam definir o nome, mas Zacarias confirma o que disse Isabel: ele escreve que seria João. Depois disso, voltou a falar, glorificava ao Senhor, falava inspirado pelo Espírito Santo!
Deste momento em diante, a Bíblia não fala mais nada de Zacarias e Isabel. Há tradições tanto no judaísmo, como cristianismo e até no islamismo. Preferimos ficar com o que temos confirmação na Bíblia.
E de sua história, notamos que precisamos confiar no Senhor mesmo quando já não parece possível algo acontecer. E que devemos dar honra ao que nos é revelado, como Zacarias fez, confirmando o nome da criança, para que possamos, em obediência ao Senhor, experimentar de forma completa o mover do Senhor em nós!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário