Biografia - Novo Testamento - Apóstolo Pedro - 2
Quando Jesus quer saber o que dizem dele e o que os apóstolos pensavam, Pedro é o que se adianta e diz "Tu és o Cristo" (Marcos 8.29). A resposta de Jesus registrada em Mateus 16.17-19 talvez seja o texto com interpretação mais errada ao longo da história. Sugiro que você leia a recomendação de Mateus 16.17-19.
O trocadilho de Jesus leva muitos a um entendimento que, na minha visão, é totalmente equivocado!
Como o Espírito revelou, Simão Barjonas teve uma "epifania" - uma compreensão súbita de uma verdade. Normalmente, quando acontece uma experiência marcante, muitos personagens da Bíblia mudam de nome. De Simão Barjonas para Pedro.
Em seguida, Jesus fala que vai edificar a Sua igreja sobre esta pedra. Entendendo que Pedro é pedra, acredita-se que ele seja essa pedra, então!
Jesus é a pedra angular. Se fosse para edificar sobre Pedro, Jesus não diria "sobre esta pedra", mas diria "sobre você"!
A pedra que Jesus se refere é a Confissão de Pedro, o que ele falou, não Pedro! O próprio Pedro fala sobre isso tanto em Atos dos Apóstolos 4.11 como em 1 Pedro 2.1-8. Jesus está se referindo a Ele mesmo e Pedro entendeu, tanto que repetiu em outras oportunidades.
Vale ressaltar ainda com base no texto do dialogo de Jesus com Pedro de Mateus que o "dar as chaves" aqui é dar autoridade, algo que foi conferido a todos os discípulos em cada envio para tarefas específicas e de forma definitiva depois. O mesmo vale com referência a "ligar ou desligar na terra" e acontecer o mesmo no céu - fala de autoridade! Neste momento, como Pedro teve a revelação, já foi dito que ele teria isso. Mas não é somente ele que tem! Cada um de nós tem a mesma autoridade no Nome de Jesus!
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário