Resumo dos livros da Bíblia - Oseias (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Autoria

Oseias foi escolhido por Deus para levar a mensagem ao povo através do seu casamento com uma mulher que seria infiel. Apesar de não ser o único profeta a ter que experimentar na sua vida situações para servir de exemplo da mensagem que deveria anunciar, acaba sendo o caso mais conhecido. Mas aconteceu com outros, como Isaías, Jeremias e Ezequiel, por exemplo.

Não há complicações quanto a autoria deste livro, já que o conteúdo profético é de Oseias e, no máximo, alguém escreveu o que aconteceu na vida desse profeta. Mas, no mundo antigo, se uma pessoa escrevesse falando em nome de outra, a autoria poderia ser atribuída a essa pessoa e não ao próprio escritor. Não é uma tentativa de explicar como muitos pensam, é uma realidade muito presente em muitos textos antigos que não temos mais como confirmar a verdadeira autoria: acaba sendo atribuído a quem passou a mensagem, mas pode, sim, ter sido escrito por outro que não foi reconhecido como o escritor, redator ou editor, mas que queria mesmo passar adiante a mensagem de outra pessoa.

Portanto, se Oseias não efetuou a escrita, não é possível em princípio chegar a quem escreveu de fato. Mas levando-se em conta essa tradição antiga, o autor é, de fato, Oseias, pois o texto trata especificamente de sua profecia. E mesmo que outra pessoa tenha dado forma final ao texto, ela pode ter feito com base em tradição oral ou outros escritos, quem sabe do próprio profeta. Não é um apanhado de histórias diversas de diversas pessoas que demandaria um autor específico, e sim parte da história e a profecia desse profeta.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos casados

Liderança e exemplo