Biografia - Novo Testamento - Apóstolo Felipe
Jesus chamou Felipe e ele acabou participando do chamado de Natanael, também conhecido como Bartolomeu. Era de Besaida, da Galileia, como Pedro e André.
Na Bíblia, ele aparece mais no Evangelho de João, por exemplo, no evento da multiplicação de pães e peixes. Também aparece no episódio em que os gregos queriam falar com Jesus. E pediu para Jesus mostrar o Pai (João 14.8).
Muitos acreditam que seria este o mesmo evangelista de Atos dos Apóstolos, mas depois da morte de Estevão, houve uma dispersão, menos dos apóstolos, como registra Lucas em Atos dos Apóstolos 8.1. E logo em seguida, Filipe aparece indo para Samaria, onde sinais acontecem e depois há o registro que os apóstolos foram para lá em 8.14. Se o registro se preocupa em dizer que os apóstolos não dispersaram e depois foram até o local, é mais provável que o evangelista Filipe de Atos dos Apóstolos seja outra pessoa com o mesmo nome do apóstolo! E vamos separar nesta sequência de biografias!
A tradição define o ministério do apóstolo Felipe na Palestina, Grécia e cidades da Ásia Menor, Frígia (na atual Turquia), onde teria sido martirizado. Há duas possiblidades mais comentadas: apedrejamento ou crucificação. Mas quando falamos de tradição fora da Bíblia, nunca temos todos os detalhes e pode ser que tenha acontecido de outra forma!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário