Biografia - Novo Testamento - Apóstolo João - 2
Pedro, Tiago e João acompanharam Jesus mais de perto, há situações que os Evangelhos revelam que eles estavam com Jesus de forma mais "reservada". Dos três, João é registrado como o discípulo que Jesus amava, como lemos em João 13.23, 19.26, 20.2 e 21.7,20.
O Evangelho de Lucas, em 22.8, mostra João como um dos responsáveis por preparar a refeição da Páscoa antes da crucificação. Acompanhou em momentos de cura, ressurreição, na transfiguração e no Getsêmani, antes da prisão. Esteve mesmo muito próximo de Jesus, a ponto de reclinar a cabeça no peito do Mestre e questionar a respeito do traidor!
Aliás, no momento da crucificação vemos João mais próximo de Jesus já no Calvário. Muitos acreditam que a recomendação para cuidar de Maria seja porque ela não teria mais ninguém e a sociedade patriarcal entendia que um homem deveria cuidar, mas parece ser mais coisa de momento, pois muitos abandonaram, os irmãos questionavam a respeito da missão de Jesus e poderiam estar afastados naquele momento. Aí, a recomendação seria mais por conta desse momento, mas Atos dos Apóstolos já nos revela Maria acompanhando Tiago, irmão de Jesus, liderando a comunidade!
Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário