Biografia - Novo Testamento - Apóstolo Mateus
Mateus também é conhecido como Levi. Talvez esse fosse o seu nome de fato, mas ele era conhecido como Mateus e preferiu dar ênfase nesse nome. Como Cefas que foi chamado Pedro.
Era coletor de impostos, uma profissão não muito querida entre os seus. E Jesus o encontra na coletoria e o chama para O seguir. Era uma forma de mostrar que o Senhor não vê da mesma forma que as pessoas, que poderiam ter Mateus em baixa conta, mas Jesus o queria por perto.
Acredita-se que ele seja o autor do Evangelho que leva seu nome, pelo menos teria iniciado a pesquisa e teria deixado muita coisa organizada (se não escreveu tudo), mesmo que outra pessoa (pouco provável) tenha dado forma final ao texto, o que não é impossível.
Além do trabalho na coletoria, o jantar que ofereceu depois de chamado e o tempo que acompanhou Jesus, a Bíblia mesmo não relata muitos outros eventos da vida de Mateus. Algumas tradições, sem qualquer comprovação histórica, apresentam a ideia de que em algum momento após o Pentecostes, Mateus teria partido para Etiópia, Macedônia, Síria e outras localidades. Fazendo viagens missionárias, como Paulo e Barnabé e outros tantos. Uma dessas tradições defende que o apóstolo Mateus morreu de causas naturais estando ou na Macedônia ou na Etiópia. Por outro lado, tradições gregas e romanas afirmam que o apóstolo sofreu martírio, o que é mais provável. Mas apesar de registrarmos a questão da tradição, insistimos que não há confirmação histórica dessas tradições.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Comentários
Postar um comentário